Atividades Pedagógicas – Podcasts Formativos

 

Olá ! Professores e professoras.

TEM PODCAST NA ÁREA! Equipe de Língua Portuguesa

A equipe de Língua Portuguesa do Núcleo Pedagógico desta Diretoria de Ensino, preocupada em oferecer aos professores de L. Portuguesa acesso rápido e objetivo à temas pertencentes ao universo do ensino da leitura, da escrita e da oralidade, está elaborando uma série de podcast para serem ouvidos por meio das plataformas Anchor, Spotify, Apple e Google Podcast, BreakerCéu Nublado, Pocket Elencos, Disjuntor.

De autoria da própria equipe, os comentaristas revisitam alguns conceitos específicos da disciplina e oferecem recursos para apoiar a reflexão e a troca de experiências entre os pares em momentos de ATPC.

Os materiais de apoio, como sugestões de pauta, link para acessos à artigos e vídeos, como também indicação de leitura para fundamentar os comentários feitos nos áudios e subsidiar o trabalho do professor estão sendo postados na plataforma SWAY.

O professor e qualquer pessoa interessada já podem ter acesso aos primeiros áudios. Segundo a equipe “Nós também estamos sendo desafiados a reinventar nossa prática e, como tudo é muito novo para todos nós, cometeremos deslizes não intencionados. Logo, contamos com a compreensão de todos os ouvintes.  Para comentários, dúvidas e sugestões, o ouvinte poderá fazê-lo por meio dos espaços contidos nas plataformas.

Os primeiros podcast já estão disponíveis em:

Anchor,Spotify,Apple e Google Podcast,BreakerCéu Nublado, Pocket Elencos, Disjuntor

 

SINOPSES:

Episódio 6 – Afinal de contas, é Tema ou é ideia principal?  Duração – 8:15

Anchor, Spotify, Apple e Google Podcast, Breaker, Céu Nublado, Pocket Elencos, Disjuntor.

A dificuldade de um ouvinte em identificar o tema de uma conversa desencadeia uma apresentação sobre quais alternativas didáticas temos para contribuir com o desenvolvimento da competência leitora em se tratando na identificação e distinção entre tema e ideia principal.

Material de ApoioSway


Episódio 5 – É preciso colocar título, professora?  Duração – 6:55

Anchor, Spotify, Apple e Google Podcast, Breaker, Céu Nublado, Pocket Elencos, Disjuntor.

A pouca importância dada pelo aluno à criação de um título para suas produções textuais é ponto de partida para revistar conceitos sobre cognição e o ensino da escrita e da leitura.

Material de Apoio: Sway


Episódio 4 – Em um mesmo texto, múltiplos são os sentidos?  Duração: 6:16

Anchor, Spotify, Apple e Google Podcast, Breaker, Céu Nublado, Pocket Elencos, Disjuntor.

São várias as habilidades cognitivas de reconstrução dos sentidos acionadas durante a leitura de um texto. Neste episódio, são abordados os fatores que dificultam a compreensão leitora relacionadas à reconstrução dos sentidos e a importância do papel do professor em aproximar o contexto cognitivo do leitor ao do produtor do texto. 

Material de Apoio: Sway


Episódio 3 – A oralidade e suas implicações pedagógicas.  Duração: 4:54

Anchor, Spotify, Apple e Google Podcast, Breaker, Céu Nublado, Pocket Elencos, Disjuntor.

O podcast discutirá sobre as implicações pedagógicas da oralidade em tempos de distanciamento social e em sala de aula, passando pela definição de linguagem e suas orientações.

Material de Apoio. Sway


Episodio 2 –Dá pra ensinar a falar em público?  Duração: 6:50

Anchor, Spotify, Apple e Google Podcast, Breaker, Céu Nublado, Pocket Elencos, Disjuntor.

Neste episódio, a progressão sequencial empregada intuitivamente por um aluno ao expor oralmente os conhecimentos a respeito de determinado tema ao seu professor de Geografia é ponto de partida para iniciar uma reflexão sobre o ensino de Gêneros Orais formais na escola, mais especificamente, a entrevista.

Material de Apoio –  Sway


Episódio 1 – Desdobramentos dos gêneros textuais no Mundo Digital 

Duração: 15:54

Anchor, Spotify, Apple e Google Podcast, Breaker, Céu Nublado, Pocket Elencos, Disjuntor.

Nesse primeiro podcast produzido pela equipe de Língua Portuguesa da Diretoria de Ensino Guarulhos Sul serão discutidos os desdobramentos dos Gêneros Textuais no mundo Digital.

Material de Apoio  – Sway