
A seleção dos 70 mil estudantes a partir do desempenho no Saresp é a segunda etapa do programa Prontos pro Mundo. A primeira delas é justamente a participação na prova que avalia a Educação paulista.
Até a viagem de três meses para países de língua inglesa, os estudantes passam por outras etapas: o curso de inglês, a prova de inglês e a análise do seu boletim escolar.
O programa Prontos pro Mundo leva 1.000 estudantes de todo o estado, por ano, para um intercâmbio de três meses nos seguintes países: Austrália, Canadá, Irlanda e Nova Zelândia. São 500 selecionados por semestre. Os estudantes chamados são divididos em duas listas: por município e classificação geral. Inicialmente, o programa classifica um estudante representante de cada município paulista. As vagas das cidades sem alunos aptos a concorrer pelo intercâmbio são destinadas à distribuição pelos principais critérios do programa (nota do Saresp e nota da prova do Prontos pro Mundo) por ordem de classificação.
O intercâmbio é 100% gratuito para o aluno e sua família, com todos os custos e organização providenciados pela Seduc-SP. Itens como documentos pessoais (passaporte, visto), hospedagem, aulas, traslados, passagens aéreas serão cobertos. Durante estadia no exterior, alunos também são beneficiados com uma bolsa-auxílio para despesas pessoais. Todo o processo é acompanhado pela equipe do programa e professores coordenadores das 91 unidades regionais de ensino do Estado. Na tarde desta quarta-feira, esses professores passarão por formação da plataforma.
Parabéns a nossa estudante Mery Jhemily que representará a Guarulhos Sul na Austrália!